Práticas Socioambientais

SGA

A Oderich implementou o Sistema de Gestão Ambiental e mantém um corpo técnico que se reporta diretamente à diretoria, atua em todas as áreas da empresa e, interage com a comunidade e com as autoridades em geral. Este corpo técnico é responsável por: manutenção da documentação legal, implementação das políticas ambientais, coleta seletiva, programas de Diálogos e, produção + limpa -“Projeto Oderich – Uma história de responsabilidade”, ETA – Estação de Tratamento de Águas, ETE – Estação de Tratamento de Efluentes, CTRS – Centro de Triagem de Resíduos Sólidos e PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Coleta Seletiva

É um dos princípios básicos para implantação da conscientização ambiental.  A Oderich faz a coleta seletiva dos resíduos, em todos os setores da empresa. Os resíduos são recolhidos e separados em: reciclável, descartável e ração animal. Após a separação, o destino correto é dado aos mesmos.

Programa de Diálogos

Os diálogos são editados quinzenalmente. Neles são abordados quesitos específicos da área ambiental, com a finalidade de enfatizar a política ambiental, conscientizar e incentivar a participação de toda a empresa.

Projeto de Educação Ambiental

A empresa mantém uma sala de aula, específica para  o Projeto de Educação Ambiental “Oderich – Uma história de responsabilidade”, através do qual os participantes são apresentados às ações ambientais da empresa e desafiados a se tornarem agentes transformadores com uma visão crítica. O programa é destinado às escolas de ensino fundamental da região, mas atende outros interessados na área. Nele são abordados assuntos como a coleta seletiva de resíduos,  destinação adequada dos mesmos e redução do desperdício dos recursos naturais. Também é distribuído um livreto que ajuda os professores na realização de atividades em sala de aula.

ETA

Na Estação de Tratamento de Água obtém-se a água potável necessária às operações e ao consumo da empresa, dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

ETE

Nas Estações de Tratamento de Efluentes todos os efluentes líquidos são tratados dentro dos padrões exigidos pela legislação ambiental. 

PGRS

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos abrange os procedimentos e responsabilidades para a coleta, a segregação, a classificação, o armazenamento temporário na área do empreendimento, o transporte, a destinação e a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos gerados, visando as exigências previstas pela Lei Federal nº 12.305, de 2 de agosto de 2012 (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS) e outras normas, atendendo aos requisitos legais aplicáveis.