História

1879

Adolph Oderich chega ao Brasil.
A longa trajetória da Oderich começa em primeiro de junho de 1879. Foi nesta data há mais de um século que o jovem alemão Adolph Oderich, então com 22 anos desembarcou em Porto Alegre.Vindo da cidade de Wittenburg a convite de uma empresa exportadora de Hamburg, na condição de Caixeiro Viajante, o jovem Adolph fixou-se em São Sebastião do Caí, casou-se e teve cinco filhos: Max, Ernesto, Carlos Henrique, Irene e Irma. Montou um armazém na cidade e em seguida deu origem a um centro de refinamento de banha.O padrão homogêneo e superior da banha, vendida sob a marca Sol, ganhou rápida notoriedade.
Com espírito empreendedor e demonstrando ser um grande visionário, alimentou seus filhos com o princípio do dinamismo e da inovação.
 

1908

Fundação da Carlos H. Oderich & Cia.
Neste ano, o filho mais velho de Adolph vai estudar conservação de carnes na Alemanha. Ele retorna entusiasmado para fazer nascer a primeira empresa no Brasil, e terceira do mundo, em gêneros enlatados. Pioneira, a Oderich atingiu um crescimento exponencial ao longo das décadas seguintes, chegando a produzir um milhão de quilos de derivados suínos por ano. O seu portfólio incluía salsichas, linguiças, bacon, presuntos, queijo de porco, caldos e sopas, obtendo assim, novos mercados no país e no exterior.
 

1936

Inovação e resultados surpreendentes.
Unindo-se a outras empresas do setor, neste ano a Oderich dá origem à empresa Frigoríficos Nacionais Sul-Brasileiros S/A. O empreendimento instalado em Canoas, foi responsável por um grande incremento da companhia, já em seus primeiros anos. 
 

1956

Conservar raízes é essencial.
Sem descendentes, Carlos H. Oderich prepara o afilhado, Carlos Henrique Oderich Sobrinho, filho do irmão Ernesto, para perpetuar o legado da empresa. Carlos Henrique Oderich Sobrinho leva a empresa a outro patamar, quando em 1956, sai do conglomerado de empresas Frigoríficos Nacionais SA, altera a razão social para Conservas Oderich S/A e lança ações no mercado.
 

1970

Expansão com ética e qualidade.
Para manter-se ativa no mercado, bem como zelar por seus princípios éticos, a Oderich, com ousadia e perseverança, reposiciona a marca a partir de 1970.
 

 

Anos 80

Novo ciclo de expansão.
À frente da Oderich, a 4ª geração da família, liderada em diferentes áreas pelos irmãos Cláudio, Lúcia e Marcos, filhos de Carlos Henrique Oderich Sobrinho e de Elisabetha Augusta Muller Oderich, é responsável  por conduzir a Oderich para um novo ciclo de expansão. Mantém-se o zelo pela marca e o compromisso com os valores de seu fundador: ética, qualidade e empreendedorismo.
 

 

Anos 90

Primeira filial.
Em 1997 é instalada a primeira filial da Oderich na cidade de Pelotas. A tradição da fabricação de doces em  conserva na região, motivou a inciativa do grupo em instalar uma empresa voltada para esse segmento.
Aliada às boas práticas agrícolas, a empresa desenvolveu  parceria com produtores locais para as safras de pêssego, abóbora, batata-doce, entre outros, favorecendo o processo industrial e o crescimento da região.
Ao completar 90 anos, em 1998, a Oderich lança sua maionese. O produto apresenta a marca Oderich a uma nova geração de consumidores, incrementando substancialmente suas vendas com muito sucesso.
 

Anos 2000

Novos desafios.
Com a chegada das salsichas de frango – refrigeradas e a granel – a procura pelos tradicionais enlatados de carne sofreu um baque. A alternativa foi buscar o mercado internacional. Essa aproximação, alavancou as exportações da empresa. Atualmente, a marca Oderich está presente em mais de 60 países.
 

2004

Início das atividades da Unidade de Eldorado do Sul.
Esta unidade é responsável pela fabricação das embalagens metálicas. A capacidade produtiva é de 300 milhões de latas/ano de variados formatos.
Garantindo autonomia sobre uma das fases mais importantes da cadeia produtiva, a Oderich inova com a criação da lata de fiambre retangular, a qual facilita a retirada da carne da embalagem.
 

2006

Novas oportunidades.
Em 2005, a direção da Empresa visualizou oportunidade de expansão em Goiás, devido à localização geográfica e às condições climáticas favoráveis ao cultivo de vegetais.
No ano de 2006, a empresa instalou sua 3ª filial, no município de Orizona, iniciando a produção de polpa de tomate. Na sequência, foi instalada a linha de produção de milho verde e ervilha em conserva.
Em 2008, a Oderich ampliou o mix de produtos, passando a produzir também abacaxi, seleta de legumes e jardineira.
 

2008

História de sucesso.
De 1908 a 2008, a Oderich trilhou uma história repleta de conquistas, realizações e de sucesso.
Muitos valores contribuíram para a consolidação da marca Oderich como sendo uma empresa de referência e excelência internacional, mas sem dúvida, o potencial humano foi o valor fundamental nesse processo.
Neste mesmo ano, de 2008 a Oderich adquiriu a estrutura para instalar a sua nova área administrativa e o centro de distribuição, em São Sebastião do Caí.
 

2009

Investimentos
A ampliação da área de armazéns através da construção de novos prédios, no centro de distribuição,  otimizou o embarque de produtos, gerando economia para a empresa e melhores condições de trabalho para os colaboradores. 
 

2016

Qualidade e capacitação.
A Oderich segue investindo em equipamentos, tecnologias modernas e capacitação profissional de seus colaboradores para aumentar e qualificar sua produção, obtendo certificações internacionais em segurança alimentar e com isso conquistando mercados mais exigentes.
 

 

5ª geração

Para seguir vencendo a batalha contra o tempo, a 5ª geração já está sendo preparada para assumir o comando com os mesmos valores e espírito empreendedor das gerações anteriores.
Já conhecida, a identidade visual da empresa teve sempre o “Sol” como ícone.
Radiante, o astro encontra uma maneira própria para se eternizar, mantendo-se vivo pelo brilho intenso que emite.
A Oderich tem uma marca cuja luz viajou por longos caminhos, e alcançou lugar cativo e de destaque entre as grandes empresas do Rio Grande do Sul e do Brasil.